13 junho 2006

Estréia do Brasil

Hoje o Brasil estréia na Copa do Mundo. No corre-corre de manhã, arrumando as crianças, substituindo o uniforme pela camiseta verde-amarela, o César disse: "que coisa, né... o Brasil pára, parece que o povo fica anestesiado e não se pensa em mais nada!"
O que vemos nestes dias de jogos da Copa é o povo se movimentando para torcer, comprando camisetas, pintando as ruas, colocando bandeiras nas suas casas e carros... é bonito de ver esta movimentação para torcer pela nossa seleção, que sem dúvida, é uma das melhores senão a melhor do mundo. É bonito de ver a garra e a união de todo um povo para torcer, vibrar e esperar pelo hexa da nossa seleção. O nosso povo sabe se unir, se preparar e se movimentar pelas coisas.
E então continuamos a nossa conversa... por que não vemos este movimento para o que realmente precisamos ver? Por que o Brasil não pára quando os representantes deste povo estão desviando os recursos da saúde, educação e bem-estar social? Por que o povo brasileiro não se organiza para lutar pelo seu futuro e se movimentar pela vitória de todos os seus filhos?
Por que não vestimos a camisa verde-amarela para mostrar que somos um povo que merece respeito, que amamos nosso Brasil e que queremos que este seja um país mais justo e com mais igualdade? Por que não pintamos as ruas, nossas casas e penduramos nossa bandeira para mostrar que queremos governantes que pensem no povo e que não admitimos mais tantos rombos nos cofres públicos, desvios de verbas, mensalões, super-faturamentos, e tantas outras coisas que tiram recursos da educação e da saúde dos nossos filhos.
O povo sabe se movimentar... infelizmente que somente para os jogos, carnaval e festas. Mas, para o que realmente interessa e é importante, não há movimento algum. O nosso povo realmente está anestesiado e neste período, a anestesia é geral...
Nós estamos torcendo pela nossa seleção e realmente gostaríamos que o hexa viesse para o nosso país, mas tentamos fazer nossa parte com relação a movimentar gente do povo como nós a requerer seus direitos.
Em sala de aula, sempre buscamos conscientizar nossos alunos a lutar pelos seus direitos. Só para registrar um exemplo, numa fila imensa para o pagamento da energia, certa vez o César tentou convencer algumas pessoas para chamarem o gerente e registrar o descontentamento e a falta de respeito com idosos que aguardavam para serem atendidos. Resultado: todos desconversaram.
Diante desta anestesia geral, de um povo necessitado mas que se nega a lutar e buscar por melhorias para seu próprio bem estar e qualidade de vida, saúde e educação temos três opções:

1) brigar o tempo todo nas filas ou quando somos mal atendidos ou ainda lesados por este sistema que tira nosso sangue e assim nos tornarmos antipáticos e isolados no campo de batalha;

2) nos deixarmos contaminar por esta anestesia e passar a aceitar tudo, o que já está acontecendo, infelizmente;
3) buscar outro caminho.

Para que a nossa vida melhore é também preciso que haja empenho de um povo que só quer festejar e sambar ou que simplesmente cruza os braços e espera do vizinho algum tipo de atitude. Não dá para salvar o mundo ou um povo estagnado, sem força e ideais, que não sabe lutar para o futuro dos seus filhos, que vive o hoje, como se não houvesse o amanhã ou que este não tenha importância.
Resolvemos, então, salvar as nossas vidas e a dos nossos filhos. Resolvemos salvar o nosso futuro e nos dar a oportunidade de uma vida com mais qualidade. Resolvemos buscar outro caminho.
Hoje vesti a camisa verde-amarela (na verdade tem azul também) para ser mais uma torcedora na estréia do Brasil em busca do Hexa, mas gostaria de vesti-la mais vezes e colaborar, não sozinha, para a mudança do meu país. Hoje vesti esta camiseta que tem as cores do meu país, mas não vou me esquecer dos graves problemas que estão lá fora e que estão afetando as nossas vidas; não vou me esquecer que estamos num país que precisa de gente séria pra governar e alterar a cor destas águas em que estamos mergulhados. Quero navegar ou nadar em águas limpas e não num mar de lamas.

2 Comments:

At 15/6/06 14:36, Blogger Valéria said...

Olá,
Meu nome é Valéria, e é incrível penso exatamente como vc e esse é um dos motivos ( talvez o maior ) que me fez começar o processo de imigração para Quebec. Achei o seu blog muito legal. sou casada e tenho dois filhos. E tb estamos na luta para conseguir uma vida melhor para nós e para nossos filhos.
Um grande abraço,
Valéria.
Se der visite o nosso blog:
www.brasiliacanada.blogspot.com

 
At 18/6/06 14:23, Anonymous Anônimo said...

Ola!

Agora temos o jornal brasileiro made in Canada, com muita informacao! Jornal Achei.ca

Visite, participe e volte sempre!

Se possivel, faca um link para o jornal! Obrigado!

Jornal Achei.ca

 

Postar um comentário

<< Home