05 abril 2006

Educação Financeira

Durante os últimos anos, antes de iniciarmos o Processo de Imigração para o Canadá e voltarmos nossos estudos para este objetivo, nossas horas de pesquisa concentravam-se mo tema Educação Financeira. Este foi nosso projeto de Pesquisa de Mestrado, finalizado em fevereiro de 2005: “Educação Financeira: a Matemática Financeira sob Nova Perspectiva”.
Em dois anos desenvolvemos este projeto, onde pudemos verificar que há uma carência muito grande de Educação Financeira nas famílias brasileiras. Nossa pesquisa resultou no Lançamento do Livro Rico ou Pobre: uma Questão de Educação.





Mas podemos constatar que esta ausência é uma preocupação mundial.
Em visita ao site da
Fator Corretora encontramos a notícia que reproduzimos abaixo.

"Bernanke diz que educação financeira é vital para futuro da economia dos EUA
05/04/2006 14:14
O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, destacou hoje a importância vitalda educação dos jovens, sobretudo
em questões financeiras, para o futuro daeconomia norte-americana."Estou pessoalmente convencido de que é vital para o futuro de nossa economiamelhorar a educação", afirmou ele, em discurso em Washington."E a educação financeira, em particular, deve ser uma prioridade",acrescentou, por ocasião da apresentação de uma ampla pesquisa sobreconhecimentos financeiros entre jovens."Na realidade, os consumidores educados financeiramente permitem que omercado funcione melhor e são também cidadãos mais bem informados", ressaltouBernanke.Bernanke destacou os esforços do Fed em matéria de educação financeira,sobretudo em seu site: "Nós continuaremos trabalhando para aumentar os recursose os programas dedicados a esta importante missão pública".
As informações são das agências internacionais.

Fica aqui nossa sugestão de leitura para aqueles que gostariam de tornar-se um pouco mais educados financeiramente.
Abraços