02 junho 2006

O Primeiro Passo

Começar o processo de imigração é um passo importante.
Que angústias, insatisfações, sonhos e esperanças se condensam neste momento: o momento de dar o primeiro passo!
Primeiramente não podemos negar: sim, uma profunda insatisfação, principalmente quando você já lutou muito, quando já investiu em estudo, quando já trabalhou e percebe que seu país está contaminado por uma profunda corrupção e pela ausência de valores nobres.
Contudo, não se pode falar apenas em decepção. Justamente por estudarmos e trabalharmos tanto, almejamos espaços mais amplos e experiências mais ousadas.
Começamos estudando as diversas possibilidades de sair do Brasil. Pensei na Austrália, pensei no processo Federal do Canadá, mas fiquei realmente feliz quando descobri o processo pelo Quebec. A razão é simples: eu sempre estudei francês, mesmo que de forma intermitente, sempre amei a língua e a cultura francesas e de repente descobri que isso não iria ficar apenas como um luxo de um professor brasileiro. De repente isto foi fundamental. Sem contar o resto, o apoio e a estrutura que o Quebec oferece aos imigrantes.
Gosto do inglês, mas não tinha mais ânimo para estudar para o IELTS. Também achei fantástico o Quebec ter essa forma inteligente de selecionar, o fato de levar em conta a totalidade de sua vida, se possui recursos, se é casado, se tem filhos, experiência de trabalho e formação...e, sem dúvida, a proficiência em Francês. Isso quer dizer que valorizam a pessoa como totalidade, como perspectiva de construir uma vida nova lá.
Mas, este post é sobre o primeiro passo. Você tem que estar realmente decidido, pois envolve dinheiro, tempo e uma imensa disposição pra exercitar a paciência.
Contudo, quando se olha para o Brasil, para as perspectivas que seus filhos terão, quando se vê que 75% das prefeituras e instituições públicas estão envoltas em corrupção, fica difícil não considerar a saída. Imigrar é uma aventura! Respiramos, pensamos, refletimos e em junho de 2005 começamos a ler os formulários e a preenchê-los a lápis. Li e reli, fiz e refiz o teste no site da imigração. Tínhamos os pontos tanto para o Federal quanto para o Quebec, considerando tirar uns 4 ou 5 no IELTS.
Em 13 de julho enviamos a papelada. Foi por correio e fomos rastreando o pacote.
Bem, o coração deste dia em diante vai ficando maluco, um misto de ansiedade, medo, esperança e vontade de acelerar o tempo. O primeiro passo foi dado. Eu precisava escrever sobre aquele mês de junho e como sentamos ao redor da mesa pra considerar seriamente deixar o Brasil. Desde então, muita coisa aconteceu e, quem tiver paciência, vai acompanhar essa saga.
Escrevi de montão. Mas deu pra liberar o fígado...esse negócio de esperar me tira do sério!

4 Comments:

At 2/6/06 20:22, Anonymous Anônimo said...

testando

 
At 5/6/06 10:03, Anonymous Anônimo said...

Olá Pessoal!
Realmente, os primeiros momentos são interessantes. Começa com um processo investigativo, muitas dúvidas, que depois cresce mais ainda, rs. Frio na barriga que depois cresce tbm!!! E a maturação da idéia para dar o primeiro passo, ainda que incerto, mas com a perspectiva de uma luz.
E o mais bacana, que no começo é um processo solitário, e então começamos a encontrar outras pessoas para compartilhar.
Abraços para Todos!
Celso & Família

 
At 5/6/06 10:05, Anonymous Anônimo said...

Cesar & Giovana, nao consegui postar como blogger, somente como anonimo. Algo está acontecendo na configuração do blog.

 
At 9/6/06 14:13, Anonymous Anônimo said...

Oi pessoal! De vez em quando damos uma passada aqui pra ver as novidades. Desde nov/05 temos pensado em dar o primeiro passo. Também temos um filho, com 2 anos e 1/2. Estou procurando informações sobre o auxílio para as famílias que necessitam vagas em pré-escolas, e qual o tempo de carência a partir da chegada ao Quebec. Vocês já ouviram falar?
Obrigada. Sorte e felicidade pra vocês!
Um abraço
Daisy (daisy@plugin.com.br)

 

Postar um comentário

<< Home