03 outubro 2006

Nao cai do céu nao!

Estou de volta aqui hoje, para um novo post! Na verdade fui intimada pelo meu maridinho a escrever sobre o lado mais difícil da imigraçao.
Acho que porque hoje estou meio stressada e atropelada com as coisas, ele me disse que também devo escrever sobre como as coisas demandam muito esforço da nossa parte.
Minha idéia e concepçao sobre a vida aqui continua a mesma: estou adorando viver aqui e sinto que neste lugar vamos conseguir ter nosso espaço, construir nossa vida, educar nossos filhos como queremos... enfim, ver o retorno dos nossos esforços. Mas.... como em todo lugar, nao cai do céu nao!
Tudo aqui também demanda muito empenho, dedicaçao, abdicaçao e também sacrifício, principalmente porque ainda nao temos o mais importante: a fluência na língua.
Ontem fui à escola do Victinho e a professora me pediu para acompanhá-lo na tarefa de pronunciaçao e entao ri com ela quando disse que também estou aprendendo isso, que aquela tarefa também era pra mim. Tenho que aprender a pronunciar corretamente as palavras e faço na minha escola os mesmo exercícios que meu filho faz na dele. E como saber se ele está pronunciando de forma correta?
Aprender uma outra língua para fazer turismo é muito diferente do nosso caso. Estamos aprendendo para recomeçar a vida neste lugar, para trabalhar, para conviver com isso todos os dias.
Entrar num supermercado e nao entender o que a moça do caixa te fala de forma tao rápida é complicado e aí a gente tem que sair perguntando para os amigos: O que as moças do caixa perguntam toda vez que vamos pagar?
Levantar a mao na hora errada porque nao entendeu corretamente a pergunta do professor na aula é embaraçoso! Haja mico! E haja mesmo, pois todo dia a gente paga os micos porque estamos aprendendo. Quando isso acontece, lembro-me dos meus alunos que faziam umas perguntas óbvias na classe e eu pensava: como é esse cara me pergunta isso?
Pedir uma informaçao e ter que repetir porque as pessoas às vezes nao entendem seu sotaque é também complicado e muitas vezes chegamos a pensar: será que vou aprender como tenho que aprender? Será que vou falar como tenho que falar?
Meu dia precisaria ter mais que 24 horas, pois é muita coisa pra fazer... tem dia que penso que nao vou dar conta. Cuidar da casa, roupa, comida, preparar os lanches, pensar em coisas saudáveis e numa refeiçao equilibrada para as crianças demanda muito tempo e este tempo falta para estudar.... fora o tempo que a gente acaba ficando na internet para dar notícias para a família e amigos e também para escrever aqui no blog... hehehe
Sinto que precisaria estudar muito, muito mais do que estudo para chegar logo onde preciso, porque também tenho que dormir... Entao nao vale falar que poderia estudar da meia noite às 4 da manha!
Mas, no fim, nosso esforço vai valendo a pena, quando vemos que as crianças, enquanto brincam aqui na sala, falam algumas palavras em francês, reproduzindo os comandos das professoras da escola e da patinaçao. Para eles é tudo na brincadeira... que bom que ainda nao sentem o peso da responsabilidade disso tudo que estamos vivendo também por eles! E é isso que importa!
Enfrentar toda esta mudança exige muito planejamento em todos os aspectos: psicológico, emocional, físico, mental e financeiro. Fico pensando em como estaríamos hoje aqui, começando tudo se nao tivéssemos planejado e estruturado muito bem esta grande mudança nas nossas vidas.
Aqui, tudo funciona muito bem, com uma organizacao de tirar o chapéu, mas a nossa parte é nossa, ninguém vai fazer por nós!

6 Comments:

At 4/10/06 01:23, Blogger Ale e Octavio Cim said...

Oi, Gi. Muito legal esse post! Retrata bem a realidade que todos vivemos aqui. Quando se fala em recomeço, é recomeçar tudo mesmo, inclusive a se comunicar. Abraços e boa sorte para todos nós!!

 
At 4/10/06 18:15, Anonymous Anônimo said...

Gi, pra variar vc com seus super posts...
Super esclarecedor seu relato!
Mostra a realidade, sem ficar apenas dizendo que são tudos flores.
Obrigada pela ajuda.
Beijos

 
At 6/10/06 17:36, Blogger Camila said...

Oi Gi, muito legal o seu post pq pelo q os outros falam parece q é mais fácil...
No mais te desejo tudo de bom, pra vc e sua família.
que sabe um dia a gente venha se conhecer pessoalmente ai no canadá, né???
xxoo

 
At 7/10/06 22:48, Anonymous Anônimo said...

Giovana, esse tla de francês não é fácil, não. Haja amor, e fôlego. tá difícil. Mas vamos todos conseguir, se Deus quiser.
Beijos em todos.

 
At 7/10/06 23:17, Blogger Dani e Rafa said...

Oi,
Entendo bem o que vcs estão passando!! Não é fácil, tem dia que a vontade é cavar um buraco no chão e entrar nele. Estamos em Toronto, só precisamos do inglês mas juro que tem dia que me sinto que nem indio falando.. Bate aquele desespero... Mas o jeito é darmos tempo ao tempo que as coisas se ajeitam! Boa sorte e mto sucesso. Abraços

 
At 10/10/06 23:18, Anonymous Anônimo said...

Olá!
Meu nome é Rabello e estou prestes a pegar meu visto...e temos algo em comum...tenho dois filhos...um menino com 11 anos e uma menina com 07 anos...devo estar embarcando em março 2007 para o Quebec gostaria de manter contato com vcs, meu email é klb@vivax.com.br

 

Postar um comentário

<< Home