09 setembro 2006

Dois meses em Sherbrooke!

Já se passaram dois meses... o tempo voa, mas ao mesmo tempo jà aconteceram tantas coisas que parece que estamos aqui há mais tempo.
Nosso barco já esta navegando.... vez ou outra ele sacode um pouco, mas estamos navegando em águas tranquilas.
Estou fazendo a francisaçao no Cegep, uma grande escola técnica aqui de Sherbrooke. Estudam nesta escola 5000 alunos nos mais variados cursos. É um lindo colégio e de uma organizaçao surpreendente.
Estou adorando o curso. Tudo muito organizado e sério. Nossas professoras Sylvie e Jane sao excelentes. Nossa turma é muito homogênena e todos bastante interessados o que ajuda muito para o bom andamento das aulas. Está valendo muito a pena.
O francês é uma língua um tanto difícil e é imprescindível saber se comunicar. Digo que estou novamente no maternal, pois tenho que desenvolver a audiçao, a leitura, a escrita e a fala... às vezes, sinceramente, penso: " Somos mesmo doidos... começar tudo novamente!"
Mas aos poucos a gente sente que a aprendizagem vai acontecendo dia apòs dia. A paciência e a perseverança trabalhando juntas ao nosso favor, nos dao a sensaçao de que nossos esforços e todo este "começar de novo" valerao a pena.
O César está pegando firme na Universidade... as aulas começaram e há muito por fazer e para estudar. Mas ele vai surpreender...
A cidade continua nos encantando. Nos surpreendeu o movimento de carros com a volta às aulas. É impressionante o número de autos circulando de manha e a tarde.
O clima entao... como é instável e é uma delícia a surpresa... hehehe... o duro é que nao podemos programar as coisas, mas é muito gostoso acordar com a neblina tomando conta de tudo ou com o céu azul e o sol brilhando. Mas nao podemos sair de casa sem agasalho, pois podemos passar muito frio.

Aqui há muitas coisas acontecendo e muito por fazer. Nao podemos falar que aqui nao há o que fazer, como na nossa cidade no Brasil... muitas oportunidades de lazer, cultura, diversao, esportes....
As crianças estao fazendo aulas de patinaçao no gelo. Que lindo vê-los fazer algo que víamos somente pela TV. Sempre nos admirávamos com a beleza desse esporte... e agora, meus filhos estao tendo a oportunidade de fazer algo que sempre quis ver pessoalmente... Lembro-me de ver pela TV as competiçoes de patinaçao no gelo na época que nem imaginava um dia morar fora do Brasil.

Que legal qdo a gente vê e analisa como as coisas acontecem nas nossas vidas. Como tudo pode mudar de repente! Hà 3 ou 4 anos atràs nao podíamos imaginar que hoje estaríamos aqui vivendo tudo isso, vendo de perto um mundo tao diferente, conhecendo pessoas maravilhosas que sao nossos amigos e usufruindo da oportunidades de crescer.
Algumas pessoas nos perguntam se aqui é mesmo tao diferente. Para mim, quando eu ainda estava no Brasil, sentia uma grande apatia por nao saber que caminho seguir... as ausências de luz, de oportunidades e de esperança sugavam as nossas energias diante da vida. Aqui, como em qualquer lugar no mundo, temos a necessidade de estudar, lutar e batalhar para construir nossa vida.... mas aqui, temos a sensaçao de que os nossos esforços nos permitirao avançar enquanto que no Brasil sentíamos que ficávamos patinando, quando nao andávamos para trás e isso, para mim, era uma tortura. Ausência de esperança é ausência de alimento para a vida. Ausência de luz no fim do túnel nos impossibilita caminhar!
Nestes dois meses aqui, somente uma coisa nos deixou preocupados: a escola para o Victor. Achamos que demorou muito para ele ser encaminhado para a escola. Sentimos que aqui há uma grande burocracia... papel e dossiê para todo lado... As coisas acontecem... os papéis nao ficam engavetados e pudemos ver isso quando ingressei no Cegep e o César na Universidade. Mas no caso do Victinho, a demora para encontrar uma vaga para a série que ele deve frenquentar numa escola próxima da nossa residência e a autorizaçao do ônibus escolar para transportá-lo, nos fez reclamar. Mas, apesar da demora, já está tudo certo e ele começa na escola nesta próxima terça-feira.
Bom.... mudando de assunto.... amanha é um grande dia! Minha mami chega para nossa grande alegria. As crianças estao contando os minutos e estamos muito, muito ansiosos para abraçá-la e matar a saudade, esta danadinha que aperta nosso coraçao. A saudade da família é muito grande, mas..... nao dá para ter tudo! Infelizmente!

6 Comments:

At 10/9/06 10:36, Anonymous Anônimo said...

Eu estava aguardando ansiosamente pela atualização do blog e adorei saber de todos os detalhes.
Essa apatia é o que tenho sentido há um bom tempo e saber que aí as coisas parecem fluir trás uma certa paz ao meu coração, como falamos antes, né Gi?
Obrigada por compartilhar conosco suas experiências.
Um grande beijo a toda família, e curta muito a mamãe!
Renata

 
At 10/9/06 14:55, Anonymous Anônimo said...

Olá Família...

Que alegria enorme ler este post e ver que a vida de cvs se encaminha... e bom notar que não paramos no tempo e que sempre estamos andando, mesmo que em passos lentos, mas andando... espero em breve poder conhecer todos os amigos de Sherbrooke... terça faço meus exames médicos e se Deus quiser em março chego nesta cidade.
Torço muito por vocês e por todas as pessoas que possuem coragem e perseverança para vencer!!!

Abraços e até mais!!!

 
At 12/9/06 01:13, Anonymous Anônimo said...

Oi Família!
Adorei ler seu post e fico muito feliz por seus filhos.
Logo eles já estarão com o francês na ponta da lingua.
Hoje eu escrevi sobre o 1º dia na escolinha da Mariana, quando tiver um tempinho passa lá!
Beijos e boa sorte para vcs (Já estou morrendo de frio só de ver a foto que vc publicou)

 
At 12/9/06 19:10, Blogger Erasmo said...

Que legal...é como se estivéssemos com vocês!!! Boa sorte!!!

 
At 19/9/06 10:41, Anonymous Anônimo said...

Bom dia Giovana e César,

Antes de mais nada parabéns pelo sucesso no novo lar.

Nunca nos falamos antes, porém já nos emocionamos muito com a narrativa de vocês. Acompanhamos seu blog desde o início. Afinal é comum procurarmos pessoas que estão passando por situações semelhantes a nossa. Parece que conhecemos vocês a muito tempo.

Esta semana estamos recebendo nossos passaportes e pretendemos embarcar para o Canadá no início de Dezembro, meu marido no dia 1o. de dezembro, eu e as crianças no dia 13 (temos três filhos, um de 11 anos e dois de 5 anos).

Após várias dúvidas sobre para onde iriamos, resolvemos que também vamos para Sherbrooke, e como vimos que vocês tiveram muito sucesso no modo como chegaram aí, gostaríamos de trocar experiências para que tenhamos a mesma sorte.

Será que podemos trocar e-mail´s (em particular) para a troca destas informações ??

Muito obrigada pela atenção.

Erika e Afonso.
erika@acsbially.com.br

 
At 26/9/06 21:11, Anonymous Anônimo said...

Que bom poder vislumbrar o futuro com esperanças.
Também estamos aqui estudando o francês (que é difícil) para podermos iniciar nosso processo de imrigração.
em breve estaremos juntos outra vez.
Beijos!!

 

Postar um comentário

<< Home